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10 Dicas de networking para a sua empresa

Networking para a sua empresa

Fazer um bom networking é fundamental para o crescimento da sua empresa, afinal, ninguém cresce sozinho… Nesse sentido, ter fornecedores, clientes e parceiros que agregam valor ao seu negócio faz toda a diferença.

Se você ainda não sabe, a etimologia da palavra networking vem do inglês Net (rede) – Work (trabalho), ou seja, trata-se de uma rede de pessoas que influenciam no seu trabalho.

O termo sempre foi muito bem abordado em relações profissionais, e nesse artigo estarei ensinando como usar também para a prosperidade da sua empresa.

O que não é Networking

Muitas pessoas erram na hora de construir uma rede de contatos, o que acaba sendo ineficiente para as pretensões empresariais… Por isso, saiba que networking não é:

  • Ficar de bate papo em eventos;
  • Fazer amizades;
  • Pedir favores o tempo todo;
  • Fazer favores sem nunca receber nada em troca;
  • Ficar implorando por parcerias;
  • Bajular as pessoas;
  • Escorar nas pessoas para crescer na vida.

Antes de tudo, saiba que a base do networking é o pensamento de ajudar e ser ajudado… Em que pessoas formam parcerias de sucesso para que ambos possam crescer.

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Quais são as vantagens de um networking bem feito

  • Indicação de clientes para adquirir o seu produto ou serviço;
  • Contatos com bons profissionais;
  • Boa relação com fornecedores;
  • Troca de favores sem gastar dinheiro;
  • Melhor retenção de clientes;
  • Uma ótima propaganda boca-boca;
  • Construir uma rede de parceiros comprometidos com o sucesso da sua empresa.

Uma vez que agora você já sabe dos benefícios para a sua empresa de ser bem relacionado, confira a seguir 10 dicas para fazer networking do jeito certo.

1. Tenha a mentalidade de ganha-ganha

Ganha ganha

Se aproveitar da boa-fé das pessoas não é networking, neste caso, você pode até ter vantagem no início, mas logo perderá aquele parceiro profissional para sempre…. Sem falar que poderá ficar queimado no mercado.

Por isso, pense em retribuir tudo que as pessoas fazem por você, assim terá uma relação sólida.

Saiba que provavelmente do outro lado também tem intenções de ganho individual na relação com a sua empresa, e se a pessoa perceber que você não está disposto a dar nada em troca, com toda a certeza se afastará.

Seja grato e isso sem dúvida estará fazendo muito bem para a sua empresa.

Por outro lado, se perceber que está acontecendo o contrário, ou seja, somente você está fazendo algo pelo outro e não está sendo retribuído, se afaste.

É claro que não tem que esperar reciprocidade imediata, na verdade faça sem esse tipo de intenção. No entanto, um bom profissional naturalmente demonstrará inclinação para retribuir, e você perceberá isso com o tempo.

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2. Priorize a qualidade dos contatos

Não adianta muito ter diversos contatos, mas que não tenham nenhuma relevância com o seu modelo de negócio… Por exemplo, ser do ramo de alimentos e ter apenas contatos na área de finanças.

Não que tenha que ignorar pessoas de fora da sua rede de relacionamentos, mas tenha um foco maior naqueles que possam contribuir mais ativamente para a sua empresa…

Afinal, você não conseguirá ser ativo na sua rede de contatos se tiver muita gente.

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3. Seja um empreendedor

As pessoas querem fazer networking com profissionais qualificados e que, mesmo que ainda não estejam no topo, demonstram que são prósperos.

Ninguém quer se aproximar daquele que fala apenas de problemas, está sempre pedindo favores ou que não tenha um negócio sólido …

Quanto mais você tiver sucesso na sua empresa, e sobretudo as pessoas perceberem que tem uma mentalidade empreendedora, mais vão querer fechar parcerias.

4. Cuide da sua aparência

Estilo nos negócios

Na sociedade atual somos julgados pela nossa aparência, isso não quer dizer que tem que ser bonito ou vestir um terno italiano de grife, e sim que precisa demonstrar ser um homem que cuida do seu visual.

Imagine um médico de chinelo ou com a camisa amarrotada, certamente isso seria relevante no seu julgamento a respeito do quanto ele é profissional.

Algumas dicas para ter um visual atraente:

  • Vista-se de acordo com o evento;
  • Não exagere em anéis e brincos;
  • Mantenha as camisas limpas e bem passadas;
  • Escolha roupas que fiquem bem alinhadas ao corpo;
  • Use sapatos bem conservados;
  • Apare pelos do nariz e orelhas;
  • Assuma um corte de cabelo elegante;
  • Faça a barba ou a mantenha limpa e aparada.

Saiba que as pessoas vão te avaliar no quesito visual, e a primeira impressão deixada será determinante para que queiram se aproximar.

Leia também: Como ter um visual moderno e elegante

5. Lembre-se dos seus parceiros

Networking não é entrar em contato apenas quando precisa de algo ou quer vender o seu produto… Mantenha boas relações com fornecedores, clientes e parceiros.

Nesse sentido, envie mensagens no WhatsApp, ligue frequentemente e até ofereça brindes …

Gostar de ser lembrado é algo natural dos seres humanos, e usar isso pode ser muito benéfico para o seu business. É claro que não deverá fazer algo apenas para bajular, e sim para demonstrar boa fé.

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6. Cumpra a sua palavra

Certa vez um parceiro se ofereceu para participar de uma live para o meu canal no Youtube. Entretanto, sempre que eu mandava uma mensagem para marcar um dia, ele acabava enrolando.

O que aconteceu foi que posteriormente precisou de um favor meu, e eu não estava disposto a ajuda-lo.

Quando você promete e não cumpre, ou fica enrolando, quebra o relacionamento e isso acaba sendo muito ruim para a sua imagem.

Sem falar que corre o risco de perder totalmente a simpatia daquele parceiro.

7. Encontre pessoalmente os seus contatos

É comum conhecer pessoas através das redes sociais, ou em um evento… No entanto, muitos cometem o erro de manter a relação apenas a distância.

Quando você encontra pessoalmente com alguém, com toda a certeza aumenta a profundidade do relacionamento. Em outras palavras, cria um vínculo bem mais sólido.

Por isso, procure marcar encontros presenciais com parceiros e clientes, nem que seja para um bate papo rápido.

8. Demonstre autoridade no seu negócio

Saiba conversar sobre o seu negócio, incluindo metas de crescimento e resultados alcançados.

É claro que não deverá revelar planos estratégicos, e sim fazer com que as pessoas visualizem que você é uma pessoa com potencial para o crescimento.

Além disso, fale também das suas qualificações para aumentar a sua autoridade … Apenas não exagere ou ficará parecendo que está querendo se gabar.

9. Não fale o tempo todo de negócios

Tem pessoas que mesmo na pausa para o coffee break não param de falar sobre negócios.

Apesar desse ser o maior objetivo do networking, as vezes é bom quebrar o gelo falando de assuntos aleatórios.

Nesse caso, pode falar de musica, esportes e culturas… Apenas tenha cuidado para não perder o foco e acabar virando um bate papo descontraído.

Leia também: Como melhorar as suas habilidades sociais!

10. Participe de eventos

Network empresas

Aumente a sua rede de relacionamentos, para isso participe de eventos e treinamentos sobre o seu negócio, além de fazer viagens para seminários.

Outra dica importante, relacione-se nesses locais, demonstre simpatia e habilidades sociais. Afinal, quanto mais pessoas conhecer, melhor para o seu negócio.

Algumas dicas são muito úteis na hora de fazer um bom networking:

  • Busque informações sobre o tipo de público do evento;
  • Demonstre ser um profissional bem informado;
  • Estude a agenda do evento;
  • Não fique o tempo todo no celular;
  • Aborde as pessoas educadamente;
  • Não fale o tempo todo de si mesmo;
  • Evite pedir favores durante o Networking;
  • Não fique parado em um canto do evento;
  • Procure pessoas relevantes para o seu negócio;
  • Pegue o contato do WhatsApp;
  • Encontre parceiros nas redes sociais.

Não tenha medo de abordar pessoas e começar uma conversa, lembre-se que elas também estão ali procurando aumentar a sua rede de contatos.

Conclusão

Agora é colocar em prática, fazer um bom networking e passar a ser um homem de negócios que seja bem relacionado.

Com toda a certeza esse será um diferencial para o crescimento da sua empresa, afinal, quanto mais pessoas envolvidas com o seu sucesso, maiores as chances de alcançar o topo bem mais rápido.

Adriano Moura

Adriano Moura

Formado em Psicologia e especialista em desenvolvimento masculino e habilidades sociais com 11 anos de atuação.

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