7 Alertas de Que a Sua Autoestima Está Muito Baixa

Sinais Autoestima Baixa-min

Quando a sua autoestima está baixa, todas as áreas da sua vida acabam sendo severamente afetadas.

Então, você passa a sentir insatisfação pessoal, desenvolve péssimos hábitos e fica mais propício a desenvolver psicopatologias como depressão, ansiedade e a impulsividade. Isso sem falar na esfera dos relacionamentos, que normalmente é a área mais devastada pela falta de amor próprio.

Visto isso, é fundamental que você consiga identificar problemas de autoestima e comece a buscar uma solução.

E para te ajudar na identificação do problema, nesse artigo você descobrirá quais são os 7 sinais mais predominantes quando o homem está com um nível baixo de autoestima.

Pare de tentar conquistar sendo um cara bonzinho...

Vire o jogo da conquista a seu favor. Descubra 21 Dicas bem maliciosas [E que elas não querem que os homens saibam] para tirar qualquer mulher da defensiva…

Dicas Para Conquistar Uma Mulher

Os 7 sinais que indicam baixa autoestima

Antes de tudo, saiba que autoestima é o seu nível de amor próprio e autossatisfação. Em síntese, é o quanto você nutri sentimentos positivos sobre si mesmo.

Nesse sentido, um homem com baixa autoestima não está muito feliz com a própria vida, é como se desejasse “Não ser ele mesmo”. Trata-se de um péssimo sentimento que afeta negativamente a saúde mental do indivíduo.

E quando a sua autoestima está baixa, normalmente os sintomas abaixo começam a aparecer no seu dia a dia.

1. Sentir raiva do mundo e da vida

Se você não está bem nem com si mesmo, é natural que também esteja mal com o mundo e as outras pessoas.

Apesar de não terem culpa dos seus problemas, é inevitável que a sua frustração acabe refletindo em quem está ao seu lado.

Então, os seguintes sinais podem aparecer:

❌ Irritabilidade

❌ Afastamento social

❌ Discussões constantes

❌ Críticas excessivas ao outro

❌ Explosões frequentes de raiva

Claro que, não necessariamente tenha que aparecer todos os sinais para que possa considerar falta de autoestima.

No entanto, quanto mais você se sentir revoltado com o mundo e as pessoas, maiores as chances de que a sua autoestima esteja bem baixa.

» Artigo complementar: Descubra quais são os 5 hormônios da felicidade

2. Desistir com facilidade

Depois de se aproximar de uma mulher, desistiu na primeira negativa dela? Tentou abrir um negócio, mas já nas primeiras dificuldades sucumbiu e decidiu acabar com tudo?

Isso acontece porque a falta de confiança em si mesmo quase sempre acompanha a baixa autoestima. Nesse sentido, diante de uma dificuldade você não acredita na própria capacidade de contornar as coisas, por isso prefere deixar pra lá.

Por outro lado, uma pessoa autoconfiante tem a convicção de que vencerá obstáculos e chegará ao resultado. Por isso estão mais propícias a persistir.

3. Ficar desanimado com tudo

Desânimo -min

Quando você tem baixa autoestima, a vida simplesmente parece em preto e branco, não tem cor, tempero. Você se frustra por não conseguir as coisas que deseja, mesmo que tente bastante fazer dar certo.

Então, chega um ponto que para de acreditar nas mudanças,  nesse momento a sua esperança em dias melhores vai morrendo e a percepção de si mesmo é a de ser..

  • Incompetente
  • Fraco
  • Perdedor
  • Inadequado
  • Azarado

Na medida que você vai fracassando e perde a autoconfiança, é natural que a estima sobre si mesmo acabe diminuindo.

Nesse ponto, pior do que fracassar, é perder a esperança de que poderá reverter a situação e ter dias melhores.

Portanto, nunca esqueça que, mesmo que esteja na pior, a fé te mantém com energia para dar a volta por cima e alcançar o que deseja.

» Sugestão de leitura: 3 Passos Para Ser Um Homem Motivado!

4. Se ofender facilmente

Uma pessoa com baixa autoestima, quase sempre tem uma visão negativa sobre si mesma, além de constantemente estar insatisfeita com a sua vida.

Por isso, uma simples crítica pode deixa-la muito ofendida, uma vez que acabará levando para o lado pessoal. Afinal, se você já está inseguro quanto ao seu valor, um simples comentário negativo pode piorar ainda mais essa visão negativa sobre si mesmo.

Por outro lado, pessoas autoconfiantes e com a autoestima elevada, não leva as críticas para o lado pessoal, pois nada pode abalar o seu autoconceito positivo.

5. Remoer a rejeição

Um homem com baixa autoestima está o tempo todo buscando validação das pessoas, na expectativa de se sentir mais valorizado.

Em outras palavras, quem tem baixa autoestima depende de elogios e reconhecimento para mudar um pouco a péssima percepção sobre si mesmo.

Na verdade, ser rejeitado por uma mulher não deixa de ser uma forma de reprovação.

E isso para quem já tem um autoconceito muito negativo, é um elemento a mais para confirmar essa perspectiva de que é fracassado, inadequado, etc.

Por isso, homens com baixa autoestima demoram muito para digerir uma rejeição. A situação chega a um ponto tão crítico que param até mesmo de chegar em mulheres.

» Sugestão de leitura: 15 Dicas Para Uma Vida Feliz!

6. Sentimento de carência

É claro que, diante do que já foi explicado até aqui, a baixa autoestima diminui drasticamente as suas chances de socializar, o que acaba levando à carência.

Além disso, a falta de amor próprio faz com que você não deseje a sua própria companhia, como resultado sente muita necessidade de estar com alguém que possa fazer com que esqueça a vida medíocre que está vivendo.

Logo, carência constante é uma evidência de baixa autoestima.

7. Seu quarto está uma bagunça

Falta de Amor Próprio

Não venha com a desculpa de falta de tempo, se o seu quarto, carro ou local de trabalho está muito desorganizado, é um forte indício de que a sua vida esteja igualmente bagunçada.

Na verdade, a baixa autoestima influencia até mesmo nos cuidados pessoais.

❌ Barba por fazer

❌ Cabelo despenteado

❌ Vestir qualquer roupa

❌ Desleixo com a pele

❌ Negligência com a saúde bucal

A pessoa com baixa autoestima normalmente vai tocando a vida, deixando as coisas acontecerem. Por isso é muito comum que não tenha motivação para cortar o cabelo ou dar aquele trato no estilo.

Conclusão

É claro que, ter um dos sinais indicados nesse artigo não significa que esteja com baixa autoestima. No entanto, esses indicadores podem guia-lo para que tenha uma dimensão do seu problema e busque ajuda.

Saiba que, a falta de amor próprio afeta diversas áreas da sua vida, além de impedir que você viva plenamente feliz. Sendo assim, não negligencie o problema e busque ajuda se necessário.

Pare de tentar conquistar mulheres bancando o cara bonzinho...

Vire o jogo da conquista a seu favor. Descubra 21 Dicas bem maliciosas [E que elas não querem que os homens saibam] para tirar qualquer mulher da defensiva…

Manual da Conversa

nv-author-image

Adriano Moura

Formado em Psicologia e especialista em desenvolvimento masculino e habilidades sociais com 11 anos de atuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.