Saber como melhorar a autoestima é o desejo de muitos homens. Na verdade, é um desafio para aqueles que buscam a evolução pessoal em todas as esferas da vida.
Na área profissional, financeira e sobretudo nos relacionamentos, ter sentimentos positivos sobre si mesmo pode ser um divisor de águas entre sucesso ou fracasso.
E o motivo é simples, quando você se torna mais autoconfiante e com uma alta energia positiva, qualquer tarefa que executa será realizada com bem mais assertividade. Além disso, pessoas com uma boa vibe são respeitadas e admiradas.
Logo, você tem motivos de sobra para ler esse artigo com bastante atenção até o final.
8 passos para melhorar a autoestima
Antes de tudo, saiba que autoestima é a avaliação positiva que uma pessoa faz de si mesma, o termo também é conhecido popularmente como “Amor próprio”.
Por exemplo, você se sente merecedor de:
- Amor
- Confiança
- Respeito
- Sucesso
- Aplausos
- Realizações
Alguns precisam de fatores externos para melhorar o seu autoconceito. Nesse sentido, necessitam ter sucesso no trabalho ou com as mulheres para se sentirem felizes.
Enquanto pessoas com a autoestima elevada, independente do que aconteça à sua volta, continuarão com seu estado de humor inabalado.
O amor próprio é uma característica que deve ser melhorada a cada dia para que tenha uma boa qualidade de vida. Portanto, confira abaixo como melhorar a autoestima seguindo 8 passos bem simples.
1. Assuma a responsabilidade da sua vida
Pare de culpar o mundo ou as outras pessoas por seus fracassos, deixe de ter atitudes passivas e se responsabilize por promover mudanças positivas na sua vida.
Reclamar ou lamentar não resolverá os seus problemas, apenas reforçará a todo momento o quanto você está impotente diante das adversidades.
Por isso, a partir de hoje passe a acreditar que se a sua vida não está satisfatória, vai fazer de tudo para virar o jogo.
» Artigo complementar: 12 Características da personalidade dos homens de sucesso!
2. Estabeleça metas e objetivos
Ninguém consegue ser feliz e melhorar a autoestima sem traçar algo para o futuro. Portanto, tenha na sua vida sempre metas e objetivos bem definidos, mesmo que você tenha que conquistá-los pouco a pouco.
Apenas evite metas muito difíceis de serem atingidas a curto prazo, pois você poderá se frustrar por não conseguir conquistá-las.
3. Conheça a si mesmo
Busque o autoconhecimento, ou seja, identifique quais são os seus valores, qualidades e fraquezas. Assim poderá reforçar o que tem de positivo e trabalhar para minimizar os aspectos negativos.
Também é preciso analisar o que realmente é importante para você, pois isso vai te ajudar a tomar decisões e mudar as suas atitudes.
4. Faça algo por você
Dedique algum tempo e dinheiro para fazer algo que seja realmente por você. Por exemplo:
- Faça um curso
- Comece a malhar
- Comece a praticar natação
- Aprenda um instrumento musical
Inicie alguma atividade que sempre quis aprender, mas acabou desistindo no meio do caminho.
» Leia também O Manual para ser um homem de sucesso
5. Aprenda a lidar com os seus defeitos
Ninguém é perfeito e todos temos defeitos e virtudes, você não é diferente, por isso se aceite-se do jeito que é.
É claro que, não se trata de ser acomodado, pelo contrario, você deve buscar diariamente melhorar o que esta errado e reforçar o que já esta correto.
No entanto, algumas questões são quase impossíveis de serem modificadas. E além disso, não contribuem para a sua evolução como homem. Por exemplo:
- Estatura
- Timbre de voz
- Formato do nariz
- Cor dos olhos
De fato, você pode melhorar esses aspectos, mas na maioria das vezes com alto investimento de dinheiro e com resultados a longo prazo. E ainda não valerá a pena, pois tem atributos mais importantes para a sua evolução, e que são mais simples de serem melhorados.
6. Encare o fracasso de frente
Não deixe que os fracassos diminuam a sua autoestima, para isso, aprenda com seus defeitos e faça de cada derrota uma oportunidade de aprendizado, estando sempre pronto para encarar novos desafios.
Lembre-se, de fracasso em fracasso até chegar ao sucesso…
» Sugestão de artigo: Como ter inteligência emocional e se tornar um vencedor!
7. Seja uma pessoa sociável
Divirta-se e amplie as suas relações com as outras pessoas. Procure sair com os amigos, conhecer novas pessoas que tenham a autoestima elevada, arrumar o seu quarto, comprar algo que goste.
Movimente-se e o mundo devolverá as suas ações em uma poderosa e contagiante energia positiva.
8. Afaste-se de pessoas negativas
Esse tipo de pessoa tem o poder de contaminar a todos com a sua baixa autoestima.
Você também deverá excluir de seu grupo social os críticos, pois esses sempre irão encontrar algo negativo na sua personalidade para deixar você pra baixo.
Portanto, prefira pessoas positivas, alegres e que frequentemente estão com o astral elevado, pois gente assim acaba contagiando você com a autoestima delas.
Conclusão
O importante é você melhorar a sua autoestima a cada dia. Saiba que, ninguém muda da noite para o dia, por isso é importante começar com atitudes simples e construir uma personalidade mais forte, diferente daquela que a sociedade e a vida construíram.
Ao invés de esquecer os seus problemas, enfrente-os, exponha-se a derrota, afinal, é preciso jogar um jogo para vencê-lo.
Acredite em você , nas suas virtudes e no seu potencial, prefira a companhia das pessoas felizes e tenha muita força de vontade para buscar e conquistar seus desejos.
Afinal, você é a única pessoa capaz de mudar o seu destino. E para melhorar a autoestima você precisa amar a si mesmo para que o mundo faça o mesmo.
Valeu pela matéria.
Tenho 16 anos e estou com espinhas, daqui pra li ouço coisas maldosas a respeito. Tento bloquear, mais algumas são bem difíceis e eu acabo ficando na bad. Sigo em frente, e tento esconder a depre que dá, mas tem horas que realmente torna-se difícil.
Isso é normal na sua idade Luckas, depois elas somem. Não se preocupe, pois isso é apenas um percurso que um homem precisa passar por cima.
Bela matéria