O mundo tem chefes demais e pouquíssimos líderes, por isso um número considerável de pessoas estão adoecidas mentalmente e fisicamente em seus empregos.
E podemos dizer que a primeira diferença é que enquanto o chefe adoece, o líder cura.
O conceito de chefia do século passado já não tem mais lugar em instituições modernizadas, que estão focadas no desenvolvimento humano como um todo.
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E você, sabe a diferença entre um chefe e um líder?
Saiba que chefia já deveria ser um termo obsoleto, pois o mundo se modernizou e hoje somente bons líderes deverão ocupar o topo da hierarquia nas empresas.
E os motivos são os seguintes:
» O chefe quer os méritos quando dá certo, e culpa o funcionário quando algo sai errado… O líder dá os méritos da vitória e divide a culpa nas derrotas.
» O chefe manda … O líder direciona.
» O chefe é vaidoso e gosta de afirmar “Eu sou seu chefe”, “Eu mando em você”… O líder não precisa dizer isso, pois as pessoas naturalmente o reconhece como o líder a ser seguido.
» O chefe é rude quando precisa se posicionar, o líder é firme.
» O chefe grita para impor as suas verdades … O líder usa argumentos para demonstrar o seu ponto de vista.
» O chefe diz ao final do dia que “Amanhã precisamos conversar sério”, deixando o funcionário inseguro…. O líder deseja um ótimo descanso e agradece pelos serviços prestados.
» O chefe fala mal pelas costas com outros funcionários… O líder tem caráter e ensina todos os funcionários a se respeitarem.
» O chefe ameaça demitir, amedronta, coloca para baixo… O líder motiva, faz o funcionário enxergar o seu potencial e se sentir seguro.
» O chefe usa com frequência a palavra incompetência, menos para si mesmo…. O líder se responsabiliza pelos fracassos dos seus funcionários.
» O chefe trata bem os superiores … O líder trata o faxineiro da mesma forma que o diretor da empresa.
» O chefe quer holofotes para si mesmo … O líder quer que toda a sua equipe brilhe.
» O chefe não sabe nada sobre o operacional …. O líder não importa em colocar a mão na massa.
» O chefe não dá sossego para o funcionário trabalhar e as vezes atrapalha até mesmo o seu descanso… O líder traz paz ao ambiente de trabalho.
» O chefe jamais escuta o seu funcionário ou olha para o seu semblante de exaustão e preocupação … O líder sabe ler pessoas, e diz uma palavra de esperança no momento perfeito.
» O funcionário quer o chefe bem longe … Já o líder, todos sentem segurança quando ele está por perto.
Liderança não se trata de um cargo, e sim de atitudes…. E isso é para poucos.
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Os impactos de um péssimo chefe na vida das pessoas
As pessoas precisam trabalhar, e nem por isso merecem sofrer tortura psicológica ou adoecerem para sobreviver.
Olhe para o seu funcionário, ele tem defeitos… Mas possui muitas virtudes, reconheça isso… Pessoas choram quando chegam em casa, entram em depressão, perdem até o sentido da vida devido ao desgaste emocional no ambiente de trabalho.
O próprio trabalho em si já é fonte de desgaste, então amenize isso sendo mais humano.
Antes de ser um chefe, pense que as pessoas precisam do emprego, muitas vezes dando sangue pela sua empresa, dedicam a maior parte da vida para o seu sucesso, em troca de um salário que quase sempre não é justo.
Conclusão
Chefe, pense em quantas pessoas você faz chorar ao chegar em casa, ou que não conseguem dormir por estar vivendo uma tortura psicológica….
Se você tem a oportunidade de construir um empreendimento, que ele seja uma fonte de crescimento pessoal, profissional e social… Ao invés de ser mais uma empresa que contribui para o adoecimento da nossa sociedade..
Em última análise, funcionário NÃO é máquina… E sim um ser humano… Na verdade, até das máquinas precisamos cuidar delas, ou um dia deixarão de funcionar.