Autoconhecimento: O primeiro passo da mudança

Autoconhecimento e mudança de vida

Autoconhecimento é um processo de conhecer a si mesmo. Através de uma auto investigação você descobre quais são os seus bloqueios emocionais e pontos fortes. Desse modo tem condições de trabalhar em uma mudança focal.

O objetivo da mudança de vida é eliminar seus pontos fracos e fortalecer suas qualidades. É exatamente dessa maneira que ocorre em um processo de Coaching ou na Terapia Cognitiva Comportamental.

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Como alcançar o autoconhecimento?

Esta é uma tarefa que ninguém pode fazer por você. Afinal, é a única pessoa que conhece realmente o que está na sua mente.

Por melhor que seja o Coaching ou Psicólogo, eles jamais conhecerão você melhor do que si mesmo. Por isso trabalham para auxiliá-lo nesta busca de autoconhecimento.

Este é um trabalho de reflexão. Você precisa ter um esforço para pensar sobre o que está atrapalhando os seus resultados em determinadas área. Ou seja, detectar comportamentos e crenças disfuncionais.

Exercício de autoconhecimento para a mudança de vida

1. Pare em um lugar calmo, em que dificilmente será incomodado;

2. Comece a pensar nas situações que gostaria de ter um resultado melhor. Alguns exemplos: na apresentação de um trabalho acadêmico, ao seduzir uma mulher ou em manter o seu emprego;

3. Seja sincero consigo mesmo. Esqueça-se da parcela de culpa das outras pessoas e se foque em quais foram as atitudes que contribuíram para um resultado negativo;

4. Quais foram os pensamentos disfuncionais que embasaram tais atitudes negativas? Lembre -se do que você pensou negativamente para agir de determinada maneira;

5. Anote tudo em um caderno;

6. Agora você identificará seus pontos fracos, ou seja, quais as crenças disfuncionais estão influenciando as suas atitudes.

Com esta informação conseguirá realizar a mudança de vida trabalhando para eliminar os seus pontos fracos.

Como alcançar uma mudança de vida efetiva

Não adianta apenas conhecer a si mesmo. É fundamental agir para que as coisas comecem a melhorar.

E lembre-se que nada é a curto prazo. Primeiro você precisará mudar as suas atitudes para que, depois de algum tempo, tenha os resultados.

Pense na mudança de vida como alguém começar a malhar. No início estará desmotivado, sentirá dores e os resultados serão mínimos.

Porém, após um tempo se acostumará com as atividades e passará a alcançar os seus objetivos.

A mudança de vida é difícil no início, porém a longo prazo valerá a pena. Desse modo não corre o risco de, algum dia, no futuro, desejar ter começado hoje.

O sucesso depende exclusivamente de você.

Conclusão!

A maioria das pessoas usam a energia mental para reclamar da vida ou pensar em coisas negativas.

Faça o contrário e focalize os seus pensamos apenas naquilo que possa contribuir para a sua evolução pessoal. Reflita o tempo todo sobre as suas atitudes, pare de buscar culpados para os seus fracassos e passe a responsabilizar-se, pois você não poderá mudar as outras pessoas, mas apenas a si mesmo.

23 Hábitos Para Ter Sucesso:

  • Pessoal
  • Social
  • Profissional
  • Com as mulheres (sucessso absurdo)

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Adriano Moura

Formado em Psicologia e especialista em desenvolvimento masculino e habilidades sociais com 11 anos de atuação.

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