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Como elaborar um bom currículo profissional em 11 passos

elaborar curriculo

Saber como elaborar um bom currículo é garantia de ótimas oportunidades profissionais.

Por isso, cada campo deve ser preenchido cuidadosamente, descrevendo todas as suas informações profissionais necessárias para aquela empresa que você pretende trabalhar.

Nesse sentido, a escrita deve ser objetiva, clara e de uma leitura agradável aos olhos do empregador.

E antes de tudo, ao elaborar o seu currículo, não cometa os seguintes erros:

  • Colocar documentos pessoais;
  • Erros de digitação ou gramaticais;
  • Mentir no currículo;
  • Colocar telefone errado;
  • Acrescentar foto, salvo se for exigência da vaga.

Assim sendo, tome cuidado para não deixar que um erro simples acabe diminuindo as suas chances… E acima de tudo, faça uma boa revisão ortográfica no seu texto antes de enviá-lo.

Leia também: Como conseguir um bom trabalho em 7 simples passos!

Qual o padrão de formatação do currículo?

O padrão de formatação de um currículo é fonte arial 12 na cor preta, títulos em negrito e folha branca A4, sempre entregue o seu currículo em um envelope A4.

Saiba que, quanto mais agradável a leitura de um currículo, maiores as chances deste ser lido pelo empregador.

Por isso, após elaborar o seu currículo, faça um teste … Leia várias vezes e peça para que outras pessoas também leia, pergunte se a leitura foi simples e as informações foram claras e de fácil compreensão.

Leia também: 11 dicas para fazer uma boa entrevista de emprego

1. Cabeçalho

No cabeçalho deverá ser preenchida a palavra currículo e abaixo o seu nome completo (fonte em um tamanho maior que o restante do texto).

Abaixo do nome coloque o seu endereço, telefones de contato e e-mail (fonte arial 12 em negrito), veja o exemplo abaixo.

Currículo

Albertino Moreira Heleno da Silveira

Rua dos Boiadeiros, 75- Bairro Pedra Verde – Sete Lagoas (MG).

Telefones: Residencial (37) 3664 1712 – Celular (37) 86541127

Contato: (37) 3664 1829

E-Mail: albertinomoreira@oi.com.br

2. Dados pessoais

Coloque apenas as suas informações pessoais mais importantes como idade, estado civil e naturalidade.

3. Características profissionais

Descreva neste campo como você é profissionalmente, informe todas as suas qualidades profissionais. Este é o campo ideal para você vender o seu peixe, mas não exagere, veja o exemplo abaixo:

“Profissional dinâmico com excelente relacionamento interpessoal e intrapessoal, autodidata, facilidade com trabalho em equipe, pro ativo, flexível, comunicativo, educado e organizado.”

Uma dica é procurar saber quais as principais qualidades necessárias para preencher o cargo pretendido… Então, faça uma autoanálise e descreva quais essas características você possui.

Leia também: As 8 qualidades de um profissional de sucesso!

4. Cargo pretendido

Indique qual a vaga você pretende exercer naquela empresa, muitas pessoas cometem o erro de preencher este campo com vários cargos. Então, descreva apenas aquele que você mais esteja qualificado.

5. Áreas de interesse

Neste campo você pode abranger e colocar outras áreas da empresa em que você possui interesse de trabalhar.

Não exagere e coloque todos os setores da empresa, é preciso um pouco de coerência entre uma área e outra, você não pode dizer que “ se interessa por trabalhar no setor de informática ou na cozinha”.

6. Formação escolar

Este é o campo para você descrever a sua formação acadêmica e não os cursos que você possui. Assim, preencha se você possui ensino médio, técnico, superior, graduação, mestrado ou doutorado.

7. Experiência profissional

O campo mais importante de um currículo, você deve descrever apenas os empregos que possuem alguma relevância com seu cargo pretendido.

Nesse sentido, não adianta colocar que trabalhou 10 anos como pedreiro se você pretende a vaga de operador de telemarketing.

Se você trabalhou em várias empresas relevantes ao cargo pretendido, descreva apenas as três últimas.

8. Cursos de qualificação e aperfeiçoamento

Neste campo você deve descrever todos os cursos, participações em palestra e treinamentos que são relevantes ao cargo pretendido.

Além disso, saiba que conhecimentos de informática, técnicas de trabalho em equipe e ferramentas da qualidade são importantes para a maioria dos empregos.

Leia também: 11 Atitudes para ter sucesso em qualquer emprego!

9. Idiomas

Não é necessário dizer que fala português a menos que você seja estrangeiro. Assim, indique um idioma e seu nível de domínio (básico, intermediário, avançado ou fluente).

10. Informações adicionais

Preencha algumas informações complementares e que você considere importante como o tipo da carteira de habilitação, disponibilidade de viajar ou morar em outra cidade, e deficiência física (caso tenha).

Observação: reforço que não é necessário colocar no currículo documentação, filiação, assinatura e data.

11. Nome do arquivo

Ao enviar o seu currículo no e-mail da empresa, o ideal é salvar o arquivo com o nome “currículo”, seguido do seu nome completo. Por exemplo: currículodeAdrianoMoura.

Um erro grave de muitos é salvar com um nome sem qualquer identificação, ou até mesmo com o apelido. Por exemplo, curriculodoVaguin… Saiba que isso dificulta a identificação e ainda diminui muito o profissionalismo.

Conclusão!

Sabendo como elaborar um bom currículo profissional ficará mais fácil pra você conseguir uma oportunidade de emprego. Assim sendo, dedique algumas horas para elaborá-lo cuidadosamente.

E boa sorte! Para que consiga o seu novo emprego …

Adriano Moura

Adriano Moura

Formado em Psicologia e especialista em desenvolvimento masculino e habilidades sociais com 11 anos de atuação.

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