Pular para o conteúdo

Especialista revela como lidar com o divórcio

Lidar com o divórcio

Após uma separação, saber lidar com o divórcio é fundamental para não adoecer psicologicamente, e essa é sempre a orientação dos especialistas em relacionamentos.

Trata-se de uma fase da vida complicada, uma vez que, mesmo que o amor já não faça mais parte do relacionamento, a rotina do casamento pode acabar fazendo o casal sentir falta um do outro.

Os principais fatores que torna a separação complicada são:

  • Zona de conforto;
  • Estar acostumado com companhia da esposa;
  • Dificuldade em mudar de casa;
  • Medo do novo;
  • Afastamento dos filhos;
  • Perda dos bens;
  • Dificuldade de adaptação a vida de solteiro.

Assim sendo, diante de tantos desafios é fundamental cuidar da saúde mental, e em alguns casos até mesmo buscar a ajuda de um psicólogo.

De qualquer forma, confira abaixo algumas dicas para lidar com o divórcio e fazer com que essa etapa da vida seja o menos doloroso possível.

Leia também: Como superar o fim de um relacionamento

Resolva todas as pendências

Não deixe pontas soltas na sua separação, por isso resolva todas as pendências jurídicas do divórcio… Isso é muito importante para que tenham o menor vínculo possível, o que ajuda para superar mais rápido.

É claro que não precisam se tornar inimigos, mas o casal precisa entender que a partir de agora a realidade é outra, e cada um precisa seguir o seu rumo.

Por falar nisso, corte ao máximo pequenos vínculos como compartilhamento de senhas nas redes sociais, contas conjuntas e qualquer coisa que possa deixar a impressão de que ainda estão ligados de alguma forma.

Devo ter contato com a família?

Em primeiro lugar, a regra de cortar vínculos não se aplica aos filhos, por motivos óbvios… É comum casais se separarem e com isso não querer mais ter nenhum tipo de contato, o que é inviável uma vez que precisam conversar sobre os filhos, a menos que todos eles já tenham atingido a maioridade e sejam independentes.

Por outro lado, procure se afastarem um pouco dos familiares um do outro, sobretudo no início, pois isso é fundamental no processo de adaptação a uma nova realidade.

Leia também: Como mudar de vida e ser um homem de sucesso

Mantenha o respeito

Não importa o que tenha ocorrido, você viveu com essa pessoa por muitos anos, por isso ela merece respeito da sua parte, principalmente se tiver filhos envolvidos. Aliás, não deixe que as mágoas do fim do casamento reflitam na relação entre pais e filhos.

Não se atire nos braços de outra mulher

Antes de investir em outra relação, tire um tempo para se autoconhecer, pode ter certeza que essa atitude será importante para a manutenção do seu próximo relacionamento…

Quando você espera, inegavelmente tem tempo de acabar com os vínculos do relacionamento anterior, além de colocar a sua cabeça no lugar, como resultado estará mais preparado para um novo amor.

Foco no futuro

Deixe para trás o que viveu com a sua ex esposa e passe a enxergar novas perspectivas … Tudo mudará daqui para frente, e se será para melhor ou pior dependerá exclusivamente de você.

Além disso, sugiro que faça uma autoanálise dos seus erros no casamento, assim não voltará a cometê-los no seu novo relacionamento, como resultado as chances de dar certo serão bem maiores.

Leia também: Como ser um homem atraente em 5 passos

Trabalhe no seu aprimoramento pessoal

Chegou a hora de mudança, e você precisa focar em mudar para melhor…

Nesse sentido, aproveite a vida de solteiro para cuidar do corpo, conhecer pessoas novas, fazer aquele curso que sempre desejou e sobretudo adquirir novas experiências.

Lembre-se que milhares de pessoas passam por isso e continuam felizes, no início é normal um pouco de desconforto, pois o novo sempre assusta.

Contudo, pode ter certeza que após as dificuldades iniciais você voltará a ser um homem feliz e realizado. E jamais se esqueça que a vida não se resume a um casamento, logo é possível ser muito feliz após o divórcio.

Adriano Moura

Adriano Moura

Formado em Psicologia e especialista em desenvolvimento masculino e habilidades sociais com 11 anos de atuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.