Eliminar a procrastinação: O Guia Psicológico Definitivo

Zona de Conforto-min

Sem dúvida, procrastinar é um dos hábitos mais devastadores quando se trata de prosperar na vida. O procrastinador se move em ritmo lento na busca dos seus objetivos. Como resultado, está sempre insatisfeito, frustrado e se queixando da sorte.

Esse hábito favorece o conforto imediato. Na verdade, sempre que você procrastina resulta em uma agradável recompensa a curto prazo.

» Procrastinar a dieta e comer um delicioso chocolate … Sensação de bem estar!

» Não ir suar a camisa na academia e assistir o seu seriado favorito … Prazer de relaxar!

» Deixar de estudar e tirar aquela deliciosa soneca … Descansar!

Saiba que, quanto maior a recompensa que você proporciona a si mesmo após procrastinar, mais difícil será excluir esse hábito da sua vida.

Procrastinação na hora de conquistar

A maioria dos caras sempre adiam a tomada de decisão na hora de conquistar uma mulher. E acabam se acostumando a ficar sozinhos, a situação se torna ainda pior quando o fato de não agir é recompensado.

Por exemplo: Não abordou nenhuma mulher na festa, e ao chegar em casa se deliciou com as mais prazerosas cenas de pornografia na internet.

Logo, todo aquele prazer proporcionado pela masturbação, foi uma excelente recompensa por não ter chegado em ninguém.

Então, sempre que estiver em uma festa o seu cérebro vai favorecer NÃO AGIR, sabendo que fazendo isso receberá uma boa recompensa. É aí que você procrastina e acaba nunca arriscando chegar em uma garota nas festas.

» Artigo Complementar: Como Ter Atitude de Homem Alpha Com Mulheres Bonitas!

Zona de conforto e procrastinação

Podemos dizer que a zona de conforto é amiga inseparável da procrastinação, a ponto de que uma não vive sem a outra. Afinal, quando uma pessoa procrastina, se mantém na zona segura, ou seja, protegida de desconfortos emocionais.

» Não chegar em uma mulher … Te mantém protegido de se frustrar ao levar um fora.

» Atrasar a entrega do relatório para o seu chefe … Momentaneamente te protege de receber uma crítica.

» Não mostrar o seu trabalho para as pessoas … Evita que você sinta a desaprovação dos críticos.

Por isso parar de procrastinar é tão difícil, pois é quase irresistível deixar para depois uma tarefa que não quer fazer no momento. Ainda mais quando o hábito vem acompanhado de uma bela recompensa.

Por exemplo: Faltar ao treino na academia e ficar em casa assistindo o seu seriado favorito, e ainda comendo aquele lanche delicioso.

Faltar ao treino: Deixar para depois algo que não quer fazer no momento.

Assistir seriado e comer um delicioso lanche: Recompensa por procrastinar, ou seja, faltar a academia.

Todo comportamento recompensado tende a ser repetido automaticamente. Por isso, quanto mais recompensar a sua NÃO AÇÃO, mais difícil será parar de procrastinar.

Efeitos da procrastinação a longo prazo

Saiba que, a longo prazo as consequências de manter esse tipo de comportamento serão devastadoras.

Afinal, você fica frustrado e chega um momento da caminhada que sente uma enorme insatisfação. Aquela péssima sensação de que a sua vida não está do jeito que gostaria e que tudo está estagnado … Esse é um terreno fértil para:

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Stress
  • Desmotivação
  • Baixa autoestima

Portanto, parar de procrastinar NÃO é apenas uma questão de ser um homem bem sucedido…

É mais do que isso, procrastinando você sacrifica seus sonhos e objetivos de vida apenas para gozar de prazeres momentâneos, que em nada vão agregar na sua felicidade plena.

» Leitura Indispensável: As 12 Características Presentes na Personalidade dos Homens de Sucesso!

Os 5 mecanismos da Procrastinação

Procrastinar é um hábito poderoso e enraizado, uma vez que postergar tarefas quase sempre é um comando automático da mente. Logo, sem uma mudança mental, é quase impossível parar de adiar atitudes e ações.

E normalmente, 5 mecanismos mentais são responsáveis pela manutenção desse hábito limitante no seu dia a dia.

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Dicas Para Conquistar Uma Mulher

1. Baixo limiar de frustração

É o tipo de pessoa que, mesmo diante da falha em situações simples, acabam se frustrando profundamente.

Por exemplo: O homem que ao levar fora de uma garota na festa, fica a semana inteira chateado e remoendo aquilo. Isso acontece porque ele tem dificuldade em lidar com a sua falha em tentar uma sedução.

Então, na próxima vez que estiver diante de uma mulher, vai procrastinar, pois terá medo de se frustrar novamente.

No trabalho, é aquela pessoa que evita cargos mais importantes, pois ficaria em evidência e não aguentaria a possibilidade de falhas em atuar em uma nova função. Por isso, normalmente se acomoda no cargo antigo, que já faz tudo com facilidade.

Pessoas com baixo limiar de frustração, sempre adiam aquelas ações em que será preciso arriscar, pois a possibilidade de falha é considerável.

» Leia também: Como Lidar Com a Rejeição Das Mulheres!

2. Medo da reprovação

Além do baixo limiar de frustração, tem pessoas que não gostam nem mesmo de serem reprovadas. Por exemplo, ao chegar em uma mulher, um possível fora pode ser considerado um tipo de reprovação. Afinal, a mulher pode:

❌ Não gostar do seu jeito

❌ Reprovar a sua cantada

❌ Te considerar pouco atraente

Do mesmo modo, aquela funcionária que fica remoendo uma crítica do supervisor a semana inteira, e que até perde o sono por causa disso, passa a nutrir um medo de ser reprimida. Logo, é natural que evite mostrar as suas tarefas o máximo possível.

Esse tipo de pessoa, também demora a finalizar trabalhos acadêmicos ou qualquer tipo de atividade que requer a avaliação do outro. Afinal, devido ao medo de sofrer com a crítica, automaticamente seu cérebro evitará até o limite estar diante da possibilidade de cometer algum erro.

3. Perfeccionismo

Essa é outra característica psicológica muito comum em procrastinadores. Normalmente esperam sempre estar prontos antes de agir.

É o homem que aprende muito sobre sedução, mas sempre acha que ainda tem muito a aprender antes de agir. Quando está diante de uma mulher, acaba pensando que, futuramente quando tiver mais conhecimentos, vai agir.

Academicamente, é aquela pessoa que nunca finaliza a primeira parte do seu trabalho de conclusão de curso, pois ainda acha que tem muito a ser feito. Todo esse excesso de zelo aumenta os riscos de atrasar a entrega.

Claro que, querer sempre evoluir e ser detalhista é positivo. Mas, quando o zelo é exagerado, isso pode resultar em prejuízos sociais, profissionais e acadêmicos.

O perfeccionismo está muito ligado ao baixo limiar de frustração e ao medo da reprovação. Uma vez que, para afastar qualquer possibilidade de falha e consequentemente a reprovação do outro, o perfeccionista exagera no cuidado para cercar qualquer possibilidade de erro ou crítica.

4. Insegurança

Quando você acredita pouco na sua capacidade de conseguir um resultado positivo, é natural que decida procrastinar.

Por exemplo, um sedutor sabe que tem altas chances de conhecer uma mulher incrível na festa, por isso ele sempre quer agir. Por outro lado, um homem inseguro acredita que não será capaz de seduzir uma garota, pensa que vai levar um belo fora, por isso não tem qualquer entusiasmo para agir.

5. Desmotivação

Além disso, pessoas que estão desmotivadas em determinada área da vida, tendem a procrastinar em outras, inclusive procuram distrações como Netflix, bebidas ou excesso de comida.

Por exemplo: Um homem que já está frustrado profissionalmente, que durante toda a semana foi duramente criticado pelo seu chefe.

É natural que ele evite chegar em uma garota na festa, uma vez que levar um fora dela aumentará ainda mais o seu grau de frustração. Como resultado, para ele uma semana que está ruim poderá se tornar catastrófica com uma rejeição.

» Leia também: 3 Passos Para Ser Um Homem Motivado!

Pensamentos Sabotadores: Como Eles aniquilam os Seus Sonhos

Pensamentos Sabotadores

Procrastinar não é apenas a preguiça de fazer algo, é bem mais do que isso. Trata-se do ato de sempre postergar tarefas, decisões e atitudes. E o pior, ainda encontrar uma desculpa para não se sentir desconfortável com tal comportamento.

“Meu dia foi estressante, mereço um chocolate” (Sabotando a dieta)

“Esse mês tenho que focar naquele projeto, mês que vem volto para a academia” (Sabotando a atividade física)

“Quero me divertir com os amigos, não vou chegar em mulher hoje” (Sabotando uma abordagem)

Além disso, o sabotador tem o péssimo hábito de encontrar culpados para se defender dos próprios fracassos e não se sentir responsável por eles.

“As mulheres são interesseiras, por isso estou sozinho”… Uma boa desculpa para não encarar a realidade de que precisa evoluir.

“Não me preocupo com padrões de beleza, sou feliz gordinho e vou comer para ser mais feliz ainda” … Uma ótima tática para procrastinar o início da dieta.

“Estou sem dinheiro por culpa da corrupção”… E com isso a pessoa não para e analisa seus péssimos hábitos financeiros.

Esse é o modus operandi que mantém você preso em uma zona de conforto sem sair do lugar, ou se movimentando no modo Slow Motion na corrida para o sucesso.

» Jogo Interno – Aprenda a Controlar os Seus Pensamentos!

Como acabar com a procrastinação

Em primeiro lugar, busque ajuda especializada (psicólogo) se este problema realmente estiver afetando a sua vida social e profissional. Além disso, procure:

✅ Relaxar diante das críticas:

Pare de acreditar que um evento isolado tem a ver com falta de capacidade. Cometer um erro no trabalho não significa que seja incompetente, ou levar um fora na festa não quer dizer que seja uma pessoa sem valor.

✅ Acredite na sua capacidade

Se não conseguir algo hoje, continue tentando até que finalmente as coisas comecem a mudar. As falhas vão ocorrer no processo, quem está no topo também falhou bastante. Sendo assim, quando falhar, pense que, pelo menos tentou e que custe o que custar continuará tentando até conseguir o que realmente deseja.

✅ Enfrente os seus pensamentos sabotadores

Esses pensamentos estão o tempo todo te impedindo de agir. Por isso, aprenda a identifica-los e desqualifica-los.

Por exemplo:

“Trabalhei muito, mereço comer uma deliciosa sobremesa e ficar em casa hoje”

Cuidado com esse pensamento sabotador… Prefira pensar assim:

“Eu mereço é ter saúde e o corpo que me faça sentir bem. Por isso, mesmo cansado vou na academia nem que seja para fazer metade da minha série”

Desse modo, você passa a ter o hábito de lidar com os pensamentos sabotadores e sempre vai agir mesmo que a sua mente tente te convencer a fazer o contrário.

Conclusão

E agora que você sabe da importância de eliminar esse hábito destrutivo da sua vida… Afirme para si mesmo:

“Custe o que custar, daqui pra frente não vou medir esforços para que a minha vida mude completamente e que as coisas finalmente comecem a dar certo”

Boa sorte!

Ou melhor … BOAS ATITUDES! Afinal, é disso que você precisa para realizar os seus sonhos. 

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Manual da Conversa

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Adriano Moura

Formado em Psicologia e especialista em desenvolvimento masculino e habilidades sociais com 11 anos de atuação.

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