Voltando ao assunto inteligência emocional, um homem que é emocionalmente poderoso tem vantagens consideráveis em todas as esferas de seu cotidiano. Nos relacionamentos e nos aspectos profissional ou social.
Mas, antes você precisa saber o que é…
Inteligência emocional
Trata-se da capacidade de autogestão das emoções, ou seja, em agir de maneira racional e objetiva.
Isso traz larga vantagem psiciológica. Porque, ao contrário da grande maioria das pessoas que são controladas por seus impulsos, o Alpha tem controle absoluto sobre sua mente.
E isso é bem prático. Um homem emocionalmente instável, por exemplo, desrespeita a sua namorada com palavras duras e isso traz consequências dolorosas. Porém, um homem com inteligência emocional saberá ser firme,mas sem perder a elegância.
Na área profissional, quem tem suas emoções sob controle consegue agir com frieza e ousadia. Isso impede que a empolgação lhe faça meter os pés pelas mãos.
E estes são apenas alguns exemplos do poder da inteligência emocional na construção de um homem emocionalmente estável, que se utiliza de suas emoções positivas para chegar a seus objetivos.
Principais emoções negativas e comportamentos de uma pessoa emocionalmente instável
E para saber se portar diante dos desafios da vida, é fundamental saber identificar os pontos emocionais que demonstram que um homem é instável emocionalmente. Confira:
- Ansiedade;
- Impulsividade;
- Descontrole emocional;
- Medo;
- Insegurança;
- Raiva;
- Ciúmes;
- Inveja;
- Sentimento de inferioridade;
- Sentimento de superioridade;
- Arrogância;
- Insensibilidade;
- Egoísmo;
- Prepotência.
Principais emoções e comportamentos positivos de quem tem inteligência emocional
Também é importante identificar os bons sentimentos, que são aqueles que conduzem a mente de um Alpha. Veja quais:
- Bom humor;
- Empatia;
- Controle emocional;
- Serenidade;
- Confiança;
- Ousadia;
- Não se sente inferior ou superior a ninguém;
- – Humildade;
- Motivação;
- Energia positiva;
- Pensa no grupo;
- Cordialidade;
- Amorosidade.
Os 4 pilares da inteligência emocional
Para ser um homem com inteligência emocional, é fundamental que você adquira na sua personalidade os seguintes pilares comportamentais.
Pilar 1 – Autoconhecimento
Este é o pilar onde você deverá desenvolver as suas habilidades de conhecimento sobre seus pontos fortes e fracos.
Conhecer os seus pontos fortes é importante para que consiga usá-los em seu benefício. Por exemplo, se você é atraente fisicamente, poderá valorizar isso para conseguir um relacionamento ou até mesmo um emprego.
Outro exemplo de ponto forte é a habilidade de se comunicar. Também é um fator que pode ser explorado na busca de uma posição profissional ou na conquista de uma mulher.
Além disso, conhecer os pontos fracos é importante para saber como lidar com eles ou tentar eliminá-los. Se você, por exemplo, sabe que é emocionalmente instável, poderá reverter a situação. Terá consciência que a psicoterapia será indispensável, porque a instabilidade pode te prejudicar amplamente.
Para facilitar a auto-análise, é importante que você faça uma lista com todos os seus pontos fortes e fracos. A partir disso, leia esta listagem todos os dias, até ter plena consciência do que deve ser usado como benefício e aquilo que precisa ser melhorado.
Pilar 2 – Inteligência social
Este é o pilar do relacionamento interpessoal. Afinal, quanto mais qualificadas forem suas conexões, mais oportunidades você terá em todas as áreas de sua vida.
E isso é fundamental, pois, na sociedade atual, quem faz sucesso é aquele que está bem relacionado. E se você tem poucos amigos e contatos, pode ter certeza que as coisas serão bem mais difíceis para você. E não estou me referindo a números apenas, e sim de qualidade no seu círculo social, ou seja, em ter pessoas engajadas com você.
Mas é preciso também estar atento em relação à qualidade desse engajamento. Veja algumas formas bastantes comuns no nosso cotidiano:
3 formas comuns de se desenvolver relacionamentos dentro do segundo pilar
Há basicamente três formas de troca na maneira de nos relacionarmos. E elas se aplicam a todas as formas de relacionamento. Veja como funcionam:
Perde-ganha:
Nesse caso, você estará dando muito para as pessoas e exigindo pouco em troca. É uma posição desconfortável, pois será o homem dos favores e na hora que mais precisar ficará na mão. Isso ocorre porque construiu um círculo social com pessoas que querem apenas tirar vantagem de você.
Por outro lado, se construir seus relacionamentos baseado no ganha-perde, em pouco tempo as pessoas perceberão que você quer apenas tirar vantagens delas e se afastarão. Logo, seu círculo social não será sólido;
Logo, a política mais saudável de troca nos relacionamentos é a do ganha-ganha. Com ela, você busca alguma coisa nas pessoas, mas também está disposto a oferecer algo.
Resumindo, ter inteligência social é uma questão de se engajar nos projetos e sonhos de outras pessoas. Mas, ao mesmo tempo, tem habilidade para que façam parte de suas metas e objetivos.
Pilar 3 – Liderança
As pessoas não seguem perdedores, e sim líderes. Mas, a capacidade de liderança muitas vezes é confundida com autoritarismo, sendo que é exatamente o contrário: um líder não força pessoas a segui-lo. É seguido porque transmite segurança e todos têm a sensação de que segui-lo é o melhor a ser feito.
Digamos, por exemplo, que um grupo de pessoas esteja perdido em um floresta cheia de perigos e sem alimento. Nesse caso, pode existir alguém com uma arma na mão e que obriga todos a buscarem um caminho e dá as ordens. Este é o chefe (aquele que usa o cargo como arma para dar ordens).
O líder é exatamente outro tipo de homem. É aquele que as pessoas automaticamente querem seguir, por sentirem que terão mais chances de sobreviver estando com ele.
O líder tem o respeito natural sem precisar usar a força. Todos sentem prazer e orgulho em segui-lo.
Pilar 4 – Gestão de emoções
As emoções podem ser aliadas ou inimigas, mas isso depende da forma como cada um as gerencia. O medo, ansiedade e insegurança são exemplos de emoções negativas que impedem a qualquer um de agir.
Por outro lado, emoções positivas, como a motivação, fazem com que se tenha toda a energia necessária para a conquista dos objetivos pessoais e profissionais.
Enfim, gerir bem as próprias emoções é algo que você precisa para ser um cara realmente bem sucedido.
E a melhor maneira de gerir as emoções é aprender a conhecê-las. Para isso é importante buscar um processo de autoconhecimento, como estratégias mentais, PNL e busca de uma psicoterapia.
Enfim, estes são os principais pilares da inteligência emocional. Basta agora que você os coloque em prática para se autodesenvolver e aumentar as chances de conquista de seus objetivos.
E se você gostou deste artigo, e da maneira que este site aborda os assuntos masculinos. Não deixe de fazer o download grátis do eBook Homem Alpha.
belo post,concordo plenamente que é o pilar do homem alfa !
Muito bom seu blog, parabéns. Bom, eu tenho uma pergunta meio besta mas é que esta acontecendo algo muito inesperado comigo. Tem uma professora novata em minha faculdade (ela é jovem e muito linda, deve ser uma prodígio), eu já fiz alguns projetos com ela e tal, e de uns tempos pra cá as atitudes que ela esta tendo comigo vem mudando bastante, ela me olha muito nos olhos (muito focada mesmo, bom sinal de interesse). Uma vez estávamos conversando, ela imitava meus movimentos (mais um sinal), e de uns tempos pra cá, sempre que ela me vê abre o sorriso e também já a peguei olhando para mim com o canto dos olhos algumas vezes. E então, devo prosseguir? To perguntando isso porque ela é minha professora e não quero criar um clima chato caso eu a chame para sair e ela não aceite.