Fim do namoro: Como ter psicológico para enfrentar o problema

Fim do namoro

É possível lidar com o fim do namoro sem afetar o seu psicológico, e o especialista em relacionamentos Adriano Moura revela algumas dicas para enfrentar este problema.

Como dizia Cássia Eller “O para sempre, sempre acaba”, não quero generalizar porque muitos relacionamentos vão até o fim da vida, mas na grande maioria das vezes isso não acontece.

Por este motivo, um Homem Alpha precisa saber como passar pela provação do término de relacionamento, afinal, isso poderá acontecer com qualquer um.

Não existe um homem ou uma mulher perfeitos e muitas vezes uma das partes, por um ou vários motivos, pode desejar o fim da relação e colocar um ponto final na história, mesmo que o desejo não seja de ambos.

Como encarar o fim do namoro

Na visão de um Homem Alpha, o fim do relacionamento deve ser encarado como uma fase passageira como a troca de um emprego, perda do seu animal de estimação ou mudança para um lugar longe dos seus amigos.

Nesse sentido, você precisará encarar algumas mudanças drásticas, por isso enfrentará dificuldades, sairá da zona de conforto e isso causará um grande desconforto.

De qualquer forma, nada de ficar choramingando, implorando para voltar ou arrasado em casa sem vontade de fazer nada. Obviamente que ficará triste, afinal é um ser humano, mas deverá levantar a cabeça e enfrentar esta fase como um homem.

Por isso, confira a seguir como lidar com o fim do relacionamento sem perder a cabeça.

Leia também: 7 passos para enfrentar o fim do relacionamento mais rápido

1. Reorganize a sua vida

A primeira dificuldade, principalmente nos primeiros dias é a saudade, tanto da pessoa quanto da rotina de namorados.

Deste modo, mesmo que as coisas estivessem péssimas você costuma sentir falta até do que é ruim. Isso é comum em todas as pessoas, nossa mente deseja manter sempre o equilíbrio, ou seja, permanecer na zona de conforto.

Quando você termina, de uma hora para outra tudo que faziam como assistir filmes, programas a dois e sexo deixará de ser feito e você não saberá como ocupar este tempo.

Então, sentirá muita saudade e principalmente uma vontade quase incontrolável de voltar a normalidade. Esta será a sua primeira provação, a maioria dos homens já fraquejam neste ponto e pedem desesperadamente para voltar.

É claro que não sou contra reatar uma relação, o problema é que na maioria das vezes as pessoas voltam não porque gostam e sim por saudade ou falta da rotina. Por isso, pense nisso antes de tomar este tipo de decisão que poderá prolongar uma relação que já deveria ter acabado.

Para amenizar a saudade, ao invés de ficar em casa pensando na ex-namorada ou ouvindo as musicas que marcaram o relacionamento … Faça atividades diferentes, saia com seus amigos, visite parentes, foque no trabalho e se for preciso até compre um animal de estimação.

Leia também: Dicas para esquecer a sua ex-namorada bem rápido

Hábitos Homem Sucesso Mulheres

2. Pense no futuro e esqueça o passado

Outro problema crônico após o fim do namoro é começar a pensar em tudo que faziam de divertido e na maneira que ela o tratava.

Resista, e quando estes pensamentos vierem na sua cabeça, imediatamente comece a pensar apenas nas coisas desagradáveis que não precisará mais fazer.

Exemplo: As amigas insuportáveis dela que você se livrou, os parentes que era obrigado a aturar, os problemas pessoais que a sua ex-namorada descarregava em você.

Também é importante você pensar no futuro, esqueça as coisas que deixará de fazer após o fim do namoro e foque em tudo de novo que agora está em suas mãos, ou seja, nas mulheres divertidas que poderá conhecer, novos amigos, mais tempo para focar no trabalho.

Leia também: Vale a pena ter um relacionamento com uma mulher complicada?

3. Não foque nos seus erros

É comum ao fim do namoro a outra pessoa tentar se justificar e com isso aproveita a oportunidade para descarregar todas as mágoas, neste momento poderá fazer com que você se sinta culpado por tudo que aconteceu.

Antes de qualquer coisa, saiba que a sua ex-namorada permitiu que a tratasse daquela maneira.

Tenha consciência de que, de uma certa forma você também tinha muitas qualidades e fazia muito bem para ela.

Por isso não há nenhuma razão para se sentir um monstro, a menos que tenha feito algo muito grave. Tenha cuidado, muitas mulheres fazem você se sentir o pior homem do mundo por ter feito coisas que nem eram tão graves assim.

É claro que é importante você pensar nos erros cometidos para não repeti-los com a próxima mulher que entrar na sua vida, em todo caso, não fique se penalizando  por não ter dado certo, nenhuma relação termina apenas pelos erros de uma pessoa, sempre os dois tem uma parcela de culpa.

Você já errou, não há como voltar atrás e o que precisa fazer agora é aprender com os erros e bola para frente.

Leia também: 12 sinais de uma mulher interesseira

4. Não pense no que ela poderá estar fazendo

Não importa se ela já está com outro cara ou saindo para a balada com as amigas, isso agora não é mais problema seu, cuide da sua vida e desapegue para que ela também possa viver a vida dela.

E se ela quebrar a cara, você estará livre de toda a culpa, caso volte reclamando, simplesmente ignore, não pense que é culpa sua simplesmente porque cometeu erros, principalmente se foi ela quem teve a iniciativa de terminar.

5. Não se desespere com o mundo lá fora

Existe um mundo totalmente diferente após o fim do relacionamento, e muitas vezes ao encará-lo de frente a maioria dos homens fraquejam. Esta é a provação máxima e se conseguir passar por ela, significa que superou o fim do relacionamento.

Ao voltar para a sua vida de solteiro, obviamente perdeu um pouco de pratica, principalmente se era um homem fiel e namorou por mais de um ano.

É normal que ao tentar seduzir novas mulheres você seja rejeitado, em alguns momentos você se sentirá o pior homem do mundo e pensará que não é mais atraente para nenhuma mulher.

Mais uma vez precisará ser forte, isso é comum porque está sem prática e com a autoestima baixa, com o tempo conseguirá voltar a rotina normal de solteiro e ter vários encontros com mulheres incríveis.

Leia também: Como ser respeitado no relacionamento

6. A provação máxima

Se apesar dos seus defeitos, era um “Cara legal”, respeitava a sua ex-namorada e tinham pelo menos um pouco de química, e acima de tudo o motivo do término não foi algo tão grave como um desrespeito ou traição, saiba que as chances dela pedir para voltar são consideráveis.

Isso porque muitas vezes a mulher fecha os olhos para as suas qualidades e começa a focar em seus defeitos. Também é comum ela observar o relacionamento das amigas que superficialmente parece ser perfeito, e com isso a sua ex-namorada talvez tenha pensado que merecia coisa melhor que você e decidido pelo fim do relacionamento.

De qualquer forma, ao ter a sua vida de solteira pode perceber que não choveu na sua horta como esperava, principalmente quando ela conhece alguns canalhas que a elogiava quando estava com você, porém agora querem apenas sexo.

Após um tempo, ela percebe a burrada que fez e se desespera por pensar que perdeu um grande homem, a situação é ainda pior se descobrir que você conseguiu se reerguer e está na boa.

Seja forte e acima de tudo tenha vergonha na cara, nem considere a hipótese de reatar, principalmente se já tiver passado pelas fases anteriores, lembre-se que a decisão foi dela e deverá saber arcar com as consequências.

Também não precisa se aproveitar da situação e ficar humilhando a mulher, apenas seja homem de dizer que não quer voltar e siga a sua vida, curtindo a fase de solteiro até encontrar uma nova mulher para substituí-la.

23 Hábitos Para Ter Sucesso:

  • Pessoal
  • Social
  • Profissional
  • Com as mulheres (sucessso absurdo)

Descubra agora [23 HÁBITOS DOS HOMENS DE SUCESSO]... E finalmente comece a fazer uma verdadeira revolução nos resultados da sua vida em todas as esferas. Sobretudo na conquista de mulheres.

Informe seu e-mail abaixo para fazer o download grátis do eBook ...

 
 

nv-author-image

Adriano Moura

Formado em Psicologia e especialista em desenvolvimento masculino e habilidades sociais com 11 anos de atuação.

18 comentários em “Fim do namoro: Como ter psicológico para enfrentar o problema”

  1. Cara isso é tudo muito foda. Minha ex jogou fora um casamento de 11 anos pra viver aventuras mundanas. Estava na bad mas estou me reerguendo aos poucos. E confesso, esperando as voltas que o mundo dá. Abraço a todos. Se alguém precisar de conselhos estou a disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.