Não há dúvidas de que desde a infância passamos por frustrações, traumas e decepções. E, ao longo da vida, continuamos a receber duros golpes que abalam nossa estrutura mental.
Além disso, aprendemos com amigos, familiares, mídia e redes sociais vários conceitos errados sobre vencer.
Desse modo construímos uma estrutura comportamental que muitas vezes impossibilita o nosso crescimento como homem. Logo, é muito importante buscarmos a ajuda de um profissional para nos ajudar a organizar a vida e eliminar os bloqueios que impedem nosso sucesso.
E quando se decide buscar um profissional para ajudar no relacionamento com as mulheres surge a dúvida se devemos buscar um programa de Coaching, mentoria de sedução ou um psicólogo. Ao final deste artigo você terá a melhor resposta.
Programa de Coaching
Nesse caso você contrata um profissional para te ajudar de maneira pontual a desenvolver determinada área da sua vida. Por isso, existem vários segmentos de Coaching:
- Carreira;
- Liderança;
- Vendas;
- Negócios;
- Atividades físicas;
- Pessoal;
- Relacionamentos.
O profissional de Coaching utiliza de várias ferramentas para avaliar o seu perfil. Dessa forma ele identifica possíveis bloqueios que estejam te impedindo de alcançar seus objetivos. Após traçar o seu perfil, o próximo passo será usar ferramentas para aumentar a sua performance na área pretendida.
Programa de Mentoria
Muitos pensam que é a mesma coisa que o Coaching. Porém, é mais próximo do que podemos dizer de um conselheiro. Muitas vezes é especialista em apenas uma área e faz um direcionamento voltado para a prática.
Assim, o mentor pode atuar em vários seguimentos, desde que tenha muita experiência prática.
Um mentor em sedução, por exemplo, precisa ser um homem que conhece muito sobre seduzir mulheres. Da mesma forma, um mentor em negócios deve ser um vencedor no ramo dos negócios.
É a pessoa que usará a sua experiência para ajudá-lo a alcançar determinados objetivos.
Profissional psicólogo
Já o psicólogo é o profissional com uma formação acadêmica mais abrangente e geral. Neste caso o foco é na melhoria da sua saúde psíquica e eliminação de dificuldades mentais como fobias, traumas, depressão e ansiedade.
O psicólogo pode trabalhar com o objetivo de melhorar determinadas áreas na sua vida. Porém não é algo com um foco específico, pois a visão de resultados é sempre em melhorar a sua qualidade de vida.
Por exemplo, nenhum psicólogo vai ter um trabalho voltado para ajudar um homem a seduzir mais mulheres. Mas ao utilizar da psicologia para melhorar a sua saúde mental, isso certamente terá forte impacto na maneira de se relacionar com as pessoas. Isso consequentemente aumenta as suas chances de deixar uma mulher interessada.
Eu sou psicólogo, Coaching e Mentor, mesmo assim não faço os 3 tipos de trabalho simultaneamente. A pessoa deve me contratar como Coaching, mentor ou psicólogo, pois são trabalhos distintos.
O que preciso para o meu desenvolvimento pessoal?
Essa resposta depende de uma autoavaliação. Costumo dizer que todo mundo precisa dos 3, pois geram resultados diferentes na sua vida.
O psicólogo melhora a sua mente e com saúde mental você tem maiores chances de eliminar bloqueios. Assim estará mais apto a ser uma pessoa criativa e de bem com a vida, o que provoca resultados em todas as áreas da vida.
O Coaching te ajuda a gerenciar seus problemas, descobrir o que está atrapalhando o seu desenvolvimento e utiliza-se ferramentas para alcançar metas.
Já o mentor é ideal para uma situação específica: quando você quer um aconselhamento e precisa de resultado imediato.
Assim, para escolher entre um Coaching, mentor ou psicólogo, depende do resultado que você espera. Espero que este artigo tenha esclarecido as suas dúvidas e possa ajudá-lo a tomar uma decisão.
E se você gostou deste artigo, e da maneira que este site aborda os assuntos masculinos. Não deixe de fazer o download grátis do eBook Homem Alpha.
Aqui é a Maria Clara, eu gostei muito do seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Muito bom Adriano! Texto simples e esclarecedor. Também fiz formação em Coaching e sou acadêmico de Psicologia. Interessante ver como na universidade, vários professores e colegas torcem o nariz para o coaching ao invés de buscar saber mais e até fazer uso dele.
Ah uma dica, Coaching é o processo e Coach é o profissional de coaching 😉
Grande abraço .
Tem toda a razão Leandro, também sofri muito com isso na faculdade. Teve pessoas que chegou a falar que eu deveria largar a faculdade para ser Coach.
Muito bom Adriano! Texto simples e esclarecedor. Também fiz formação em Coaching e sou acadêmico de Psicologia. Interessante ver como na universidade, vários professores e colegas torcem o nariz para o coaching ao invés de buscar saber mais e até fazer uso dele.
Ah uma dica, Coaching é o processo e Coach é o profissional de coaching 😉
Grande abraço .
Tem toda a razão Leandro, também sofri muito com isso na faculdade. Teve pessoas que chegou a falar que eu deveria largar a faculdade para ser Coach.