Há uma fórmula para um relacionamento saudável e isso é o diferencial para realmente fazer dar certo, tornando a vida a dois bem mais agradável.
E o segredo vai no sentido contrário do que a maioria dos Coachs de relacionamento ensinam. Na verdade, criam teorias sem qualquer embasamento prático e científico.
Por isso, esse artigo será um divisor para que você realmente entenda o que precisa ser feito para melhorar a sua relação da água para o vinho.
O erro dos Coachs de relacionamento
O que a maioria desses pseudos profissionais ensinam é uma disputa entre homem e mulher para virar o jogo e dominar a relação.
É justamente isso que está fazendo dar errado, esses falsos especialistas levam as pessoas a ter cada vez mais EGO e egoísmo, quando para um relacionamento dar certo é preciso que cada um pense no bem do outro.
Armar as pessoas está sendo o fator mais relevante para relações cada vez mais vazias e turbulentas.
Então, entenda que o primeiro passo para um relacionamento saudável é levantar a bandeira branca e estabelecer uma atmosfera de paz entre homem e mulher.
A FÓRMULA para um RELACIONAMENTO SAUDÁVEL
Diferente da matemática, em um namoro ou casamento MENOS (-) com MENOS (-) sempre será MENOS (-). Logo, a fórmula é a seguinte:
MENOS (-) com MENOS (-): Duas pessoas que estão dispostas a subtrair uma da outra, sem investimento e por outro lado, muita cobrança. Nesse caso, é claro que o resultado será MENOS (-).
MAIS (+) com MENOS (-): Apenas uma pessoa quer somar, enquanto a outra está pensando apenas em subtrair. O resultado será MENOS (-), devido ao desequilíbrio da relação, quem está investindo sozinho (+) estará infeliz e uma hora se cansará.
MAIS (+) com MAIS (+): Essa é a única relação que funciona, duas pessoas querendo somar na vida da outra e colocando investimento para fazer dar certo, é claro que o resultado POSITIVO será inevitável.
MAIS (+) com MAIS (+) JAMAIS dará MENOS (-)
Os 4 elementos para um relacionamento saudável
Qualquer relacionamento invariavelmente precisa ter 4 elementos básicos, repetindo, BÁSICO, ou seja, o mínimo para funcionar é seguir os tópicos abaixo.
1. Os dois precisam ceder
O grande segredo para um relacionamento saudável é o encaixe.
Assim como uma engrenagem em que se encaixam justamente nas diferenças. O casal precisa ter esse encaixe no que possui de diferente um do outro.
- Estilo musical
- Animação
- Hábitos
- Hobbies
- Religião
- Time de futebol
- Personalidade
É claro que, algumas coisas são inegociáveis como respeito e confiança. O restante, dá para dar um jeitinho e se encaixar, desde que ambos estejam dispostos a ceder.
Ela gosta de visitar a mãe aos domingos e você quer ver seu time jogar. Negociem, você pode assistir o jogo na casa da sogra ou chegar um pouco mais tarde, talvez alguns jogos deixe de assistir.
O segredo é a NEGOCIAÇÃO, chegar em um denominador comum em que ambos perdem um pouco para ganhar algo bem maior que é o bem estar da relação.
Lembrando que, para funcionar é preciso que ocorra dos dois lados, ou seja, ambos tem que estar dispostos a ceder.
2. Os dois precisam reconhecer falhas
É preciso ter em mente que… Antes de procurar terapia de casal é fundamental fazer terapia individual. Afinal, alguns problemas pode tornar a convivência a dois bastante complicada.
❌ Insegurança
❌ Descontrole
❌ Passividade
❌ Agressividade
❌ Possessividade
❌ Negatividade
❌ Medo da perda
O casal precisa avaliar individualmente o que deve ser melhorado através de uma autoanálise ou ajuda de um profissional.
A boa saúde emocional de cada um reflete na vida a dois e aumenta consideravelmente as chances de dar certo.
3. Em um relacionamento saudável, não deve haver competição
Quando a competitividade entra pela porta o amor sai correndo pela janela. E não estou falando de competição no trabalho ou negócios, mas dentro do próprio relacionamento.
A coisa começa dar errado quando ambos tentam tomar as rédeas do relacionamento, querendo ser quem dá as cartas.
O casal não deve se encarar como rivais, mas como uma equipe lutando contra intrigas, fatores externos e indiferenças.
Ninguém é dono do relacionamento, quando um dos lados acha que tem que assumir o controle, significa que se acha superior ou mais preparado do que o outro, é aí que tudo desanda.
É claro que, em algumas situações o homem deve liderar, outras é a mulher. Mas, a liderança precisa ser sempre situacional. Em hipótese alguma deve ter hierarquia entre homem e mulher.
4. Os dois precisa querer fazer dar certo
Esse é o problema mais crítico dos casais atuais. A pessoas se importam pouco com a relação e tem a mentalidade de que se começar a dar errado, é só terminar e cada um seguir seu rumo.
Todo casal que pensa assim, está destinado ao fracasso e é questão de tempo para terminar o relacionamento.
Alguns problemas são comuns para que o investimento seja desigual:
Pouco amor
Quando um dos lados está na relação, mas NÃO ama o suficiente para se esforçar. Como o outro está sempre se esforçando, acaba ficando por ser confortável ter alguém sempre alimentando o EGO.
Conveniência
Muitas vezes a relação é conveniente para um dos lados, e a pessoa acaba ficando pelos benefícios.
- Ajuda financeira
- Favores
- Suporte emocional
- Apoio familiar
Quem está só por conveniência jamais se esforçará para fazer dar certo, apenas vai deixando a água rolar.
Narcisismo
O narcisista tem excesso de auto estima. Em outras palavras, se acha bom demais para todo mundo. Nesse caso, sempre pensará que o parceiro tem que agradecer por ter uma chance e precisa ser grato se esforçando mais na relação.
Prêmio de consolação
O pior e mais comum, você é apenas um prêmio de consolação, a mulher queria um cara mais destacado, mas descobriu que era apenas um lanchinho para os Alphas.
Então, ela teve que baixar o padrão e se envolver com alguém que julga inferior, mas que estava disposto a assumi-la. Esse pobre sujeito sempre terá que se esforçar MUITO para compensar o fato de ser inferior.
O Segredo para um relacionamento saudável
Uma relação jamais vai dar certo com o esforço apenas de um dos lados.
Por isso, converse com a sua parceira e busque através do diálogo colocar em prática os 4 pilares ensinados nesse artigo.
Entretanto, é fundamental que ela compre a ideia. Se não estiver disposta a se esforçar, você sempre será a única pilastra que segura a relação, e essa pilastra uma hora não suportará todo o peso e cederá.